Estruturação da Empresa para Receber Investimentos e Eventos de Liquidez

Destravar valor – construindo o caminho para a maximização do valor da companhia

Aqueles à frente de empresas do middle market brasileiro, mais do que nunca, têm ponderado sobre o futuro de suas companhias. Enquanto alguns anseiam por buscar liquidez acionária, outros consideram levantar capital novo para financiar uma próxima era – incluindo a expansão ou a transformação dos negócios em um modelo mais sofisticado e aderente à “nova economia”.

No entanto, a maioria das empresas do middle market no Brasil não estão preparadas para uma transação de venda de participação acionária. Frequentemente nos deparamos com situações onde o empresário ou acionista entende que o valor de sua empresa está relacionado a seus feitos passados, e muitas vezes se frustra por saber que a empresa não está aderente ao posicionamento de mercado, atual e futuro. Os proprietários precisam entender, e adotar, o que direciona valor para suas empresas. Isso afeta os ganhos ou o valor de um negócio.

O “jogo” empresarial não é uma questão de sobrevivência, é uma questão de gerar lucro e criar valor sustentável. Embora cada empresa tenha características únicas, os principais direcionadores de valor (key value drivers) são semelhantes entre as empresas – mesmo em setores diferentes. Saber quais elementos podem criar valor – e quais podem destruí-lo – contribui no processo de destravar valor buscando a sua maximização.

A equação: crescimento, investimento e rentabilidade, quando não avaliada e bem gerida comumente gera-se perdas. Nos preocupamos em ter e desenvolver uma estrutura para a criação de valor junto às empresas que atuamos. Entender, identificar e mitigar riscos do negócio também resulta no aumento de valor da companhia. Quando a criação de valor é o objetivo fim, a entrada de novo investimento e a venda de participação é uma mera consequência.

Uma Cultura Voltada à Criação de Valor!